Translate

sábado, 2 de setembro de 2017

Algumas palavras sobre os 4 Elementos



AR
magia no dia a dia
No plano físico caracteriza-se pela expansão e leveza, especificamente sob a influência do calor. Sublimado, manifesta-se como inspiração criadora, especialmente sob a influência de pensamentos ou sentimentos ardentes (calor). É o princípio da leveza (mas não da leviandade), do mental, da rapidez, do entendimento, da rapidez das reações e das decisões. É o impulso criador dirigido para fora, para o mundo do "não-Eu" (por exemplo: à ciência, à arte, a exercer uma influência sobre o ambiente).


TERRA

Simboliza o frio, o concentrado, o opaco, o duro, o firme. Corresponde às formas concluídas, definitivas, mas também à vida interna, profunda e oculta. Elemento correlato à autoanálise esotérica, aprofundamento em si, autoconhecimento, descobrimento dos valores internos, reais. É a capacidade de ocultar e proteger a vida interna das influências indesejáveis do mundo externo. No trabalho realizador (por exemplo, mágico) corresponde à capacidade de estabelecer pontos de apoio nos planos físico e astral.


ÁGUA

No físico, capacidade de se adaptar a qualquer forma, enchendo-a e expandindo-se nas pronfundidades, mas sempre conservando a sua identidade, seu caráter intrínseco. Corresponde à importante conscientização iniciática da VERDADE UNA podendo tomar formas mais diversas e, consequentemente, à capacidade de achar a Verdade, sob essa multiplicidade de formas. Também corresponde ao aprende a envolver a Verdade quando for preciso numa forma adequada e acessível a outrem. É a qualidade especialmente útil para um iniciado do tipo "democrático".


FOGO

Elemento que cria e destrói. Em estado livre expande-se e eleva-se, mas, para surgir e subsistir, necessita de combustível. No ser humano manifesta-se por diversos tipos de fogo, desde os mais vis, etérico-astrais, como os fogos destruidores das paixões e dos apegos, até os mais sutis, como Kundalini, fogo criador que pode também destruir, e o Fogo Espiritual, que é o próprio princípio do Fogo e que, para arder, necessita condições especiais.


G.O. Mebes, em Os Arcanos Menores do Tarô.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...