![]() |
Pachamama, arte de Eva Ruiz |
Pachamama é a Deusa Inca da Fertilidade e sua principal festividade acontece no dia primeiro de agosto. Ela é a responsável pela geração, nutrição e manutenção da vida através de tudo que, generosamente, nos oferece. No entanto, quando não é devidamente tratada, o seu aspecto dragão desperta e provoca terremotos a fim de lembrar à todos que ela deve ser honrada e bem cuidada.
Todos nós devemos reverenciar Pachamama respeitando-a, especialmente não poluindo e nem contaminando o meio ambiente... Na agricultura, ritmos e ciclos naturais e os movimentos da lua e das estrelas devem ser respeitados para plantio e colheita; o uso de fertilizantes e pesticidas deve ser evitado. No mundo atual tudo isso é tão difícil... mas é preciso consciência e responsabilidade com o planeta...vamos tentar?
Para conectar-se com Pachamama é simples: caminhe descalço e depois sente-se na terra por alguns instantes... deixe seus sentidos perceberem a energia que dela emana... chame pelos quatro elementos e medite sobre cada um... eles são Pachamama... Depois toque a terra, sinta sua textura... faça suas orações e pedidos e seja grato por tudo que já recebeu ao longo da vida. Durante essa conexão você pode queimar algumas resinas e ervas aromáticas oferecendo-as à Mãe Terra.
E para terminar uma bela canção que sempre me remete à Pachamama: O Sal da Terra, de Beto Guedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário