Translate

Deus no Espiritismo

deus na visão espírita

Informação nunca é demais e é sempre bom conhecermos os diversos pontos de vista e as diversas opiniões sobre um mesmo tema. Hoje vamos ver o que nos diz a doutrina Espírita a respeito de Deus.





Atributos da Divindade:

Deus é Eterno. 
Se Ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por  um ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade.

É Imutável.
Se Ele estivesse sujeito a mudanças as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.

É Imaterial.
Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.

É Único.
Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização do Universo.

É Todo Poderoso.
Porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que ele não tivesse feito seriam obra de outro Deus.

É Soberanamente Justo e Bom.
A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça nem da sua bondade. 


Deus: Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas. Há prova de que Deus existe, porque, de acordo com a lógica e com a ciência, não existe efeito sem causa. Quando o homem, com toda a sua inteligência, não é capaz de produzir e, muito menos, explicar determinados efeitos (aos quais, pelo desconhecimento, batizam de "fenômenos" ou "mistérios"), cujas causas se acham acima do gênero humano, diz Allan Kardec: "É essa causa que se chama Deus, Jeová, Alá, Brahma, Grande Espírito, etc" (do livro "Obras Póstumas"). Estudando-se causa e efeito, chega-se a Deus, cientificamente. Pela fé, também, pois todos temos o sentimento intuitivo de uma força criadora.


Fonte: Curso de Formação Mediúnica do Centro Espírita Ismael (organizado por Sergio B. Gregório).


    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...