Translate

Nós e a Lua

fases da lua
Ficamos mais nervosos durante a lua cheia?

Pesquisas realizadas por vários especialistas, reunidas pelo psiquiatra americano Arnold Lieber em seu livro The Lunar Effect (O Efeito da Lua, ainda inédito no Brasil), demonstraram que nesse período há um aumento de casos de comportamento violento e descontrole emocional. “Tais estatísticas sugerem que isso provavelmente se deve a uma superestimulação na atividade da glândula supra-renal, que aumenta a produção do cortisol, o hormônio do estresse”, diz o médico Cláudio Lopes.



A lua cheia interfere no sono?

Quem dorme num ambiente não completamente vedado contra a intensidade luminosa que ocorre na lua cheia pode ter o sono afetado, sim. “Isso acontece porque a claridade interfere na atividade da glândula pineal, um órgão do cérebro que rege o equilíbrio entre sono e vigília”, explica Cláudio Lopes, médico e diretor geral do Departamento de Medicina Tradicional Chinesa do Hospital da Moóca, em São Paulo. Essa alteração estimula a glândula supra- renal a produzir adrenalina, provocando insônia, sono agitado e despertar precoce.



Os efeitos da alimentação no organismo tem relação com a fase da lua?

“Durante as fases crescente e cheia, tendemos a engordar, enquanto na lua minguante nosso organismo tem mais facilidade de eliminar toxinas”, afirma a pesquisadora Johanna Paungger em seu livro Dicionário Lunar – O Guia do Momento Certo (ed. Madras). Por essa razão, na fase minguante são potencializados os efeitos dos chás depurativos e das dietas de desintoxicação, como a que sugerimos abaixo.


Dieta Depurativa:
• Café da manhã: suco de frutas natural, leite desnatado ou chá verde.
• Lanche da manhã e da tarde: vitamina de mamão ou um copo de iogurte desnatado.
• Almoço e jantar: caldo de carne ou frango com legumes e verduras batidos no liqüidificador.
De sobremesa, uma fatia de melão ou melancia. Essa dieta deve durar apenas 24 horas.Ao longo desse período, recomenda- se tomar 1 litro de água mineral ou de suco de frutas natural. Convém evitar a ingestão de café, açúcar e tubérculos (como batata e mandioca), e a prática de atividades físicas que exijam muito esforço.



As mulheres são mais sujeitas aos efeitos da lua?

Sim. Segundo estudos científicos citados pela astróloga Donna Cunningham no livro A Influência da Lua no seu Mapa Natal (ed. Pensamento), ocorrem mais nascimentos na Lua cheia, o que levou os pesquisadores a especular que talvez isso se deva ao aumento da atração da gravidade sobre o líquido amniótico durante esse período. Ainda de acordo com a astróloga, outras pesquisas mostraram que o início do período menstrual da maioria das mulheres coincidia mais com a lua cheia do que com outras fases.“Também está comprovado que mulheres que convivem em grupo durante certo tempo passam a ter ciclos menstruais sincronizados e em conformidade com o ritmo lunar”, acrescenta a psicóloga Monika von Koss, de São Paulo. Autora do livro Rubra Força – Fluidos do Poder Feminino (ed. Escrituras), que tem como tema a menstruação, Monika lembra que a Lua regula as marés e que, assim como a Terra, nosso corpo é composto de 70% de água, daí a influência desse astro nos líquidos do organismo.


Fonte: Almanaque da Lua (ed. Pensamento)


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...